• Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
911 562 607

A partir dos 11 anos

Neste estágio é essencial reconhecer e respeitar a evolução da criança a jovem, onde toda uma construção de si é pensada e avaliada a partir de dentro por reação à forma como sente a realidade exterior.

Como já possui capacidades para pensar antes de agir, pelo que frequentemente pensa antes de iniciar o desenho, relacionando o que pretende mostrar com alguma significação, usa a sua imaginação com plena consciência, ponderando as diferentes possibilidades.

No entanto, sua expressão fica mais oculta do que nunca pelo conteúdo formal do desenho, existindo um intenso desejo de representar o real.

O desenho surge como meio de chegar ao outro, logo desenha mais para o outro do que para si. 

A frustração acontece nesta idade pela exigência que o próprio jovem impõe a si mesmo.

É neste contexto que a Catapulta intervém, mostrando que a expressão, a pintura ou o desenho podem ser um meio libertador. Aqui, a aprendizagem não se relaciona com a avaliação do "belo" ou do "bem feito". Aqui, relaciona-se apenas com o fazer, cada um ao seu jeito, onde o trabalho tem como objetivo a catarse das suas vivências.

O mote para estas atividades surge através de trabalhos de alguns artistas, de musicas e das experiências de cada um e aí estabelecemos relações entre o fazer expressivo e o fazer criativo.

A Catapulta apresenta várias atividades direcionadas para a abordagem da Ilustração e da Expressão Criativa.

Atividades da Catapulta:

Ilustração: As Minhas histórias, os Meus desenhos, Gravura, Corte e Colagem, Pintura, Desenho, Diário de Viagem, A Música e as minhas palavras; 

Expressão Criativa: Diários de viagem, Risco com Risco, Dança de Cores, Meu contorno nossa história, O Barro, A forma e a forma, Corte e Colagem, Pintura e Desenho

Número máximo de elementos por grupo: 12

Número mínimo de elementos por grupo:

  

Espaço de interveção:

Escolas, Colégios, Centros de Estudo, OTL, ATL e Associações.

O espaço, de preferência, deve ser amplo para possibilitar a livre circulação das crianças, neutro e com luz natural. O ideal é utilizar um que se encontre próximo de um ponto de água, ou wc. Deverá apresentar uma bancada de trabalho (mesa redonda, quadrada ou duas mesas retangulares) uma mesa para suporte dos materiais e que permita a organização destes de forma a estarem disponíveis para que as crianças os possam utilizar com autonomia.

Tempo de cada atividade: 90 minutos.

Valor: O valor varia de acordo com a modalidade pretendida, tal como o número de jovens inscritos. Peça o seu orçamento gratuitamente.

Modalidades da Catapulta:

Workshop pontual (solicite a atividade pretendida)

Atelier da Catapulta- 2 atividades por semana ( abrange todas as atividades da Catapulta)

Atelier semanal - 1 atividade por semana (abrange todas as atividades da catapulta).

Para mais informações entre em contacto conosco aqui.